Lucala – O Ministro de Estado da Coordenação Económica, José de Lima Massano, acompanhado de uma delegação composta pelo Governador Provincial do Cuanza Norte, Pedro Makita, representantes de diversos ministérios (Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Administração do Território, Finanças, Saúde, Educação, Energia e Águas, Interior, Economia e Planeamento, Transportes, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social), o Coordenador do PDAC, Estêvão Chaves, e o Especialista de Financiamento Coparticipado, João Sunda, realizou ontem uma visita à Fazenda Garcia & Filhos em Lucala. O principal objectivo da visita foi avaliar o progresso da implementação do PDAC na região.
Garcia Neto, titular da Fazenda Garcia & Filhos e beneficiário do PDAC desde finais de 2022, partilhou com a comitiva os avanços obtidos graças ao apoio do programa. Na campanha agrícola anterior, a fazenda conseguiu colher 7 hectares de feijão e 4 hectares de milho. Nesta campanha em curso, estão em preparação 30 hectares de terreno destinados à semeadura de milho.
Em seu testemunho, Garcia Neto destacou a transformação na sua produção agrícola desde que se tornou beneficiário do PDAC. As melhorias nas infraestruturas, a aquisição de novas máquinas e equipamentos, tornaram-se possíveis graças ao financiamento disponibilizado pelo programa. Este é um reflexo directo do compromisso do PDAC em potenciar o desenvolvimento agrícola e comunitário, proporcionando aos agricultores as ferramentas necessárias para ampliar sua produção e contribuir para a economia local.
A visita do Ministro e sua comitiva reforça a importância e o compromisso do governo em acompanhar de perto os projetos financiados pelo PDAC, assegurando que os recursos são aplicados de maneira eficaz para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola do país.